Publicado em: segunda-feira, 12/09/2011

Nota do Enem sobe 10 pontos em relação a última edição

No ano passado, os alunos que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) versão de 2010, conseguiram, em média, 10 pontos a mais do que os alunos que participaram da prova em 2009, segundo os dados liberados pelo Ministério da Educação neste sábado (10).

Na prova de 2009, a média da nota na prova objetiva era de 501,58. Já ne versão de 2010, os alunos conseguiram 511,21 pontos. O MEC elabora a médio a partir das notas que os alunos tiraram nas provas de ciências da natura, humanas, língua portuguesa e matemática. A nota da redação não é utilizada porque não existem aparatos metodológicos para realizar a comparação.

Nesta segunda-feira (12), o Instituto Nacional de Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (Inep), irá divulgar a pontuação por escolas. O ministro da educação, Fernando Haddad, já adiantou uma prévia sobre o resultado. “Atendeu nossas expectativas, mas é compatível com a evolução que tem se verificado na educação brasileira. O aumento é coerente”, comentou.

Na opinião do ministro, o desempenho na última prova é um dos sinais que o país pode chegar a meta de 600 pontos do Enem nos próximos dez anos. A ultima previsão era que a nota cresceria em 15 anos.

“O Brasil trabalha com meta de qualidade, e não de quantidade em relação à educação. Nós estamos muito confiantes de que o Enem represente para o ensino médio aquilo que a Prova Brasil vem representando para o ensino fundamental. Ou seja, um instrumento que auxilia ao organização racional do currículo e orienta o trabalho dos professores em sala de aula”, afirmou Haddad.