Publicado em: quinta-feira, 06/06/2013

Norte e Nordeste ganharão quatro universidades federais

Norte e Nordeste ganharão quatro universidades federaisForam publicadas no Diário Oficial da União desta quinta-feira, dia 6, as leis que aprovam a criação de 4 universidades federais na região do Nordeste e Norte. A Bahia ganhará duas instituições, Pará e Ceará terão uma instituição cada. No total, as quatro universidades disponibilizarão 145 cursos e 38.300 vagas até o ano de 2018. Com as quatro universidades que serão implantadas, o Brasil alcançará 63 instituições espalhadas por todo o Brasil.

Na Bahia serão instaladas a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), que será sediada em Barreiras e a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFESBA), que terá sede em Itabuna. A cidade de Marabá, no Pará, receberá a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), e Juazeiro do Norte, no Ceará terá a instalação da Universidade Federal do Cariri (UFCA).

No momento em que sancionou as leis que implantam as instituições, a presidente Dilma Rousseff relatou que as universidades novas serão relevantes para ajudar em reduzir as desigualdades das regiões.

A UFCA terá 27 cursos e deverá contar com 6,5 mil alunos. As cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha terão campi. Sediada em Barreiras, A UFOB terá campi também em Barra, Bom Jesus da Lapa e Santa Maria da Vitória. A universidade terá 7.900 estudantes em 35 cursos. A UFESBA, por sua vez, contará com 11.100 estudantes em 36 cursos divididos na sede em Itabuna e em campi das cidades de Teixeira de Freitas e Porto Seguro.

Por fim, a UNIFESSPA contará com campi em Rondon do Pará, Marabá, Santana do Araguaia, Xinguara e São Félix do Xingu. A universidades receberá 12.800 alunos e 47 cursos, no total.