Publicado em: quinta-feira, 25/08/2011

Norte do Peru e fronteira com o Brasil foram atingidos por terremoto de 7 graus

Terremoto registrado nesta quarta-feira (24) atingiu o norte do Peru, região que faz fronteira com o Brasil, e pôde ser sentido na região de Porto Velho, em Rondônia. Seguindo a classificação da escala Richter, o tremor atingiu a classificação entre 6,8 e 7. O epicentro do terremoto foi identificado perto de Pucallpa. Ao sentir o tremor, a população ficou assustada e prédios foram balançados, mas não há registro de danos ou vítimas.

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês), o tremor aconteceu a cerca de 82 km de Pucallpa e a 210 km da cidade de Cruzeiro do Sul, que fica localizada no estado brasileiro do Acre. Em questão d profundidade, o terremoto aconteceu a 145 km. O horário registrado foi às 12h46 locais. Além da cidade mais próxima do epicentro, os municípios de Moyobamba, Loreto, Ica e Trujillo também sentiram o tremor. Na capital do país, Lima, os moradores também perceberam o terremoto.

No caso de Lima, prédios chegaram a tremer e o serviço de comunicações foi cortado. Com a apuração em redes sociais feita pelo jornal El Comércio, habitantes do Equador registraram ter sentido o tremor. Quando as pessoas perceberam o terremoto, aqueles que estavam dentro dos prédios saíram com medo de desabamento.

De acordo com a advogada a advogada Patrícia Queiroz, que sentiu o tremor, “a cadeira balançou e vi as pessoas gritando e chorando. Todos deixaram o prédio imediatamente e foram para a rua. Ficamos mais de 30 minutos parados sem coragem para retornar.”