Publicado em: sábado, 30/07/2011

Nokia perde liderança do mercado de celulares inteligentes para Apple e Samsung

O título de maior vendedora de celulares inteligentes deixou de ser da empresa finlandesa Nokia, que ocupava o primeiro lugar de vendas desde 1996. No seu lugar, a Apple dominou o mercado, sendo que lançou seu primeiro iPhone há quatro anos. Em seguida, a Samsung fica em segundo lugar, mas garante uma competição apertada com a Apple nos produtos que estão à venda no mercado. Quem fez a pesquisa que mostra esses novos resultados foi a empresa Strategy Analytics e a divulgação dos dados foi nessa sexta-feira (29).

De acordo com os números obtidos pela Strategy Analytics, a Apple vendeu 20,3 milhões dos seus iPhones somente no último trimestre. Ao mesmo tempo, a Samsung teria vendido 19 milhões de smartphones dentro do mesmo período. A diferença gritante se mostra com relação às vendas da Nokia, que chegou a 16,7 milhões de celulares. Em comparação ao ano passado, a Nokia tem menos da metade do mercado que dominava e agora a sua participação é de 15%.

Com relação ao aumento do crescimento no mercado, a Samsung espanta com a sua velocidade, pois apresentou maior inserção de 520% em comparação ao ano passado. A partir disso, hoje a Samsung conta com 17,5% do mercado. A diferença entre o primeiro e o segundo lugar fica estreita, pois a Apple domina 18,5%.

O modelo responsável pelo crescimento da Samsung foi o seu Galaxy, o qual conta com o sistema operacional Android, desenvolvido pela Google. Em contrapartida, a Apple tem seus famosos iPhones.