Publicado em: quinta-feira, 06/09/2012

Nokia lança smartphones com câmera PureView e Windows Phone 8

Nokia lança smartphones com câmera PureView e Windowsphone 8Dois novos modelos de smartphones acabam de ser lançados. A fabricante Nokia apresentou o Lumia 920 e o 820. Os dispositivos móveis rodam com o Windows 8, a mais recente versão da Microsoft. Além disso, os aparelhos contam com outras funcionalidades para conquistar o consumidor.

Uma dessas novidades é a tecnologia PureView encontrado no carro-chefe da linha – o Lumia 920. O sistema armazenado na câmera do aparelho é capaz de recarregar a bateria por wireless (sem fio). A empresa garante que a câmera do Lumia é a melhor já instalada em um smartphone, embora não possua grande quantidade de megapixels. Sua capacidade atinge 8.7 megapixels.

A Nokia garante que as fotos tiradas a noite ficam com excelente qualidade e que a famosa tremida foi quase eliminada.

A tela de 4,5 polegadas do smartphone possui um vidro levemente curvado, chamado de Pure Motion HD+. Esse diferencial, conforme a empresa finlandesa anunciou, melhora a qualidade do visor em locais com muita luz.

A bateria é outro destaque, com uma potência de 2.000mAh. Essa é maior bateria já usada pela empresa em um smartphone que, aliada ao processador Snapdragon S4, dual-core, aumenta a carga do aparelho, além de ser 30% mais eficiente que o processador quad-core.

A GRANDE NOVIDADE

Mesmo com tantos detalhes, a maior novidade do Lumia 920 da Nokia é o PureView. O carregador sem-fios pode ser levado para qualquer lugar e o smartphone pode ser recarregado sem precisar ficar preso à tomadas.

O carregamento desses aparelhos acontece a partir de um aparelho de indução que, a empresa ainda não definiu se será vendido junto ou não com o smartphone. A tecnologia faz uso do padrão Qi, o mais usado no carregamento de dispositivos móveis e que pode dar um toque mais popular a essa tecnologia. Outro fator que contribui para a popularização do Pure View é que ela já vem no hardware do Smartphone, dispensando o uso de uma capa. Para recarregar é preciso somente do carregador Qi.

O lançamento do Lumia 920 e 820 é uma estratégia da empresa finlandesa para recuperar espaço no mercado perdido para a rival Apple. Com a novidade, a Nokia pretende voltar aos primeiros lugares de venda de smartphones.

APLICATIVO

Além das funcionalidades, a Nokia apresentou um aplicativo para Lumia 920. Quando o usuário aponta a câmera para uma rua, o City Lens Augmented disponibiliza várias informações sobre o local. Esses dados começam a surgir na tela do smartphone apontando onde ficam os hotéis, restaurantes, pontos turísticos, entre outros.