Publicado em: quarta-feira, 26/10/2011

Nokia lança primeiros aparelhos com Windows Phone

Nesta quarta-feira (26), a Nokia apresentou os primeiros celulares que utilizam o sistema operacional da Microsoft, o Windows Phone. Os aparelhos Lumia 800 e Lumia 710 serão vendidos, a princípio, no Reino Unido, França, Holanda, Espanha, Alemanha e Itália, com preço estimado em 420 euros, cerca de R$ 1000. A previsão é de que os aparelhos comecem a ser vendidos no Brasil no primeiro trimestre de 2012.

O Lumia 800 é o modelo mais sofisticado, com processador de 1,4 GHz e um núcleo, com tela de 3,7 polegadas e câmera fotográfica de 8 megapixels. Apesar dos 16 GB de armazenamento, não há entrada para cartão de memória, mas o aparelho vem integrado ao serviço SkyDrive, da Microsoft, que oferece 25 GB de espaço grátis.

Já o Lumia 710 é um aparelho com preço mais acessível, custando 270 euros, aproximadamente R$ 650. As principais diferenças em relação ao Lumia 800 são a menor quantidade de memória, com 8 GB, e a câmera com menor resolução, com 5 megapixels. Porém, o processador é o mesmo. O aparelho deve chegar a outros países, como Rússia, Índia e Cingapura, passando para outros locais no início de 2012.

A parceria entre Nokia e Microsoft é fundamental para a empresa finlandesa. A Nokia dominou o mercado de celulares por muitos anos, mas vem perdendo espaço para modelos mais avançados, como iPhone e Android, desde 2007. Para a Microsoft, a parceria é a chance de popularizar o sistema Windows Phone, lançado em outubro do ano passado.