Publicado em: sábado, 26/01/2013

Nokia 808 PureView com 41 megapixels é último aparelho com sistema operacional Symbian

Nokia 808 PureView com 41 megapixels é último aparelho com sistema operacional SymbianO aparelho smartphone Nokia 808 PureView, que tem câmera de incríveis 41 megapixels, foi o último aparelho que a companhia finlandesa criou que utilizava o sistema operacional Symbian, que está sendo vendido desde o ano de 1998. A empresa fez a divulgação desta informação durante esta quinta-feira (24), quando apresentou o o balanço anual da Nokia.

O relatório aponta que enquanto a empresa fazia a transição para aparelhos que utilizavam o Windows Phone no ano de 2012, também continuaram a ser lançados que utilizavam o Symbian. E o smartphone Nokia 808 PureView, que mostrou a ótima capacidade da empresa de lidar com imagens e que teve seu lançamento durante o ano de 2012, foi o último smartphone com o sistema operacional Symbian que a Nokia apresentou em 14 anos.

A Nokia aponta que realizou a venda de apenas 2,2 milhões de smartphones com o sistema operacional Symbian durante o último trimestre de 2012, o que significa apenas a metade de todas as vendas dos aparelhos que continham o sistema operacional Windows, que chegaram a 4,4 milhões smartphones. Porém, a grande responsável na receita que chegou a US$ 10,7 bilhões foi a linha Asha que utiliza o sistema Symbia e teve 9,3 milhões de aparelhos vendidos.

Conforme aponta a Gartner, no ano de 2007 a quantidade de aparelhos com o Symbiam chegava a 63,5% de todos os vendidos, e esta quantidade foi sendo reduzida de uma maneira drástica quando as pessoas iam aderindo ao sistema operacional Android, que o Google desenvolveu. Durante os últimos três meses de 2012, o Symbiam teve apenas 2,6% de todos os smartphones vendidos, enquanto o Android teve 72,4%.

Este fim do Symbiam não chega a ser nenhuma novidade, pois no ano de 2011 a já havia encerrado as vendas dos aparelhos que utilizavam o sistema operacional nos Estados Unidos, dizendo que iria manter o foco nos lançamentos do Windows Phone.