terça-feira, abril 23, 2024
HomeEducaçãoNo primeiro dia, 589 mil se inscreveram no Sisu

No primeiro dia, 589 mil se inscreveram no Sisu

No primeiro dia, 589 mil se inscreveram no SisuConforme o Ministério da Educação, o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) teve 589 mil inscrições registradas na segunda-feira, dia 10, primeiro dia das inscrições. Assim, até as 19h15 de segunda-feira, 300.700 candidatos participavam do processo seletivo e cada um pode escolher até duas opções de curso para disputar uma das 39.724 vagas que são ofertadas pelas instituições de nível superior que utilizam o Sisu. As inscrições são exclusivas pelo site do Sisu e o prazo de inscrição vai até sexta-feira, dia 14. Todos os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e tiraram nova maior que zero na prova de redação podem participar.

A seleção dos alunos é feita através da nota do Enem. E, para que os estudantes possam acompanhar as chances de ser classificado, durante o período das inscrições estão sendo publicadas no portal do Sisu a nota de corte dos candidatos e a classificação parcial. As atualizações acontecem diariamente. O Sisu divulgará a classificação dos alunos em primeira chamada na segunda-feira, dia 17 e a matrícula destes alunos acontece nas datas 21, 24 e 25 de junho.

No portal do Sisu podem ser observadas quais são as etapas para a inscrição. Para se candidatar, é preciso que o estudante tenha em mãos a senha e o número de inscrição utilizados no Enem no ano passado. Então, é preciso confirmar as informações pessoais, já que é por estes dados que o Sis realiza o contato com o estudante.

Depois, o candidato deve escolher no máximo dois entre todos os cursos ofertados. No portal haverá um sistema de busca que mostrará mais detalhes de cada opção que está disponível. Então, o candidato precisa clicar no curso para poder ver a quantidade de vagas e todas as modalidades que são oferecidas. É fundamental prestar muita atenção ainda a toda documentação exigida por cada uma das instituições no ato da matrícula. Depois de confirmada a inscrição, será possível mudar as opções selecionadas somente até sexta-feira.

Em caso de empate, os critérios de classificação utilizados pelo Sisu serão, nesta ordem: nota da redação; nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; nota da prova de Matemática; nota obtida na prova de Ciências da Natureza, e se o empate persistir, será analisada a nota obtida na prova de Ciências Humanas.

Os candidatos que forem aprovados nos cursos apontados como primeira opção serão retirados do sistema automaticamente e, se o aluno não fizer a matrícula na instiutição na qual foi selecionado nos prazos determinados, perderá o direito à vaga.

Os alunos que forem selecionados no curso escolhido como segunda opção ou não conseguirem ter alcançado a pontuação mínima em nenhum dos cursos selecionados podem manter seu nome no sistema e aguardar pela segunda chamada, que acontecerá em 1º de julho. Para estes alunos as matrículas acontecerão nos dias 5 a 9 de julho.

Se, mesmo assim, o aluno não for chamado nas duas chamadas, ainda pode incluir seu nome da listagem de espera, entre os dias 1º e 12 de julho. Os alunos serão chamados, segundo o cronograma, no dia 17 de julho. As ofertas de vagas podem ser conferidas na página do Sisu pela internet.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias