Publicado em: sexta-feira, 07/03/2014

No Facebook, carnaval brasileiro gera 5 vezes a interação mundial do Oscar

Carnaval brasileiro gera 5 vezes a interação mundial no Facebook que o OscarO carnaval de 2014 bateu recordes e esteve nas bocas e redes sociais das pessoas. Nos cinco dias de folia, mais de 125 milhões de comentários referentes ao evento foram feitos. Dentre as escolas de samba mais mencionadas, a paulistana Vai Vai e a carioca Portela foram as queridinhas da opinião pública, e o Rio de Janeiro foi a cidade mais comentada no Brasil.

De acordo com um relatório enviado pelo Facebook, quase 30 milhões de pessoas comentaram sobre o Carnaval, e milhões de imagens, vídeos e publicações foram feitas sobre a festa. O termo “Carnaval” foi utilizado por 75% dos usuários do Facebook durante os dias 28 de fevereiro a 5 de março, seguido das palavras “escola de samba”, “desfile” e “rainha”.

Ainda de acordo com as informações divulgadas pela rede social de Mark Zuckerberg, as festividades realizadas no Brasil geraram o cinco vezes mais do que o Oscar, o qual foi mencionado em 25 milhões de postagens.

O que pode ter gerado tantos comentários é deve-se ao fato de que o brasileiro costuma acessar a internet enquanto assistem à televisão. Cantoras populares como foi o caso de Claudia Leitte, Ivete Sangalo e Daniela Mercury fizeram um apelo para que os foliões enviassem fotos às redes sociais, como o Facebook, Twitter e Instagram e utilizassem as famosas “hashtags”.

O Rio de Janeiro não foi campeão apenas em citações, mas também em publicações, segundo os dados obtidos pela consultoria Elife, foram analisados mais de 2 milhões de tweets, e cerca de 56% das publicações com o termo “carnaval” foram feitas por cariocas.

Dentre as cidades que mais utilizaram o Twitter, estão São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Brasília e Fortaleza. O Carnaval deste ano demonstrou que o brasileiro está cada vez mais presente nas redes sociais e usa a rede social até mesmo durante as festividades.