Publicado em: terça-feira, 11/06/2013

No Canadá, 23 mulheres morrem por uso excessivo de anticoncepcionais

No Canadá, 23 mulheres morrem por uso excessivo de anticoncepcionaisA informação das autoridades canadenses é de que os comprimidos Yasmin e Yaz, da indústria farmacêutica alemã Bayer, são suspeitos de causar coágulos no sangue. Outras centenas de mulheres continuam a utilizar o anticoncepcional excessivamente e correm riscos. O comunicado do ministério da Saúde canadense (sobre a morte das 23 mulheres por coágulos no sangue) saiu nesta terça-feira (11).

Especialistas da classe hipocrática e farmacêuticos devem alertar sobre a possibilidade dos efeitos colaterais pelo uso excessivo das pípulas. A Bayer recebeu milhares de ações de acordo com o canal CBC, por advogados com recursos coletivos e pacientes que se sentiram lesadas. Apesar de estar entres as mais vendidas em todo o mundo, as pílulas já foram comercializadas com alguma advertência pela Agência Americana de Alimentos e Medicamentos (FDA) em 2012, e pela Agência Europeia de Medicamentos em 2011. Uma investigação deverá iniciar em breve para apurar as reais causas das mortes e a relação com os medicamentos.

As duas pílulas são vendidas no Brasil. Os medicamentos são compostos pelas substâncias drospirenona – comum em terapias de reposição hormonal – e etinilestradiol – para contracepção, contra acne e recomendada por médicos contra o disfórico pré-menstrual, conhecido como a TPM.

EUA permite venda da pílulas do dia seguinte para menores

Nos Estados Unidos, no início desta semana, o governo ampliou a política da permissão de venda de medicamentos contraceptivos para menores de 18 anos. Na segunda-feira (10), um juiz emitiu decisão que permite a venda de “pílulas do dia seguinte”, sem restrição de idade, ou apresentação de receita médica ao farmacêutico. A principal preocupação, antes da decisão, era sobre o uso, ou incentivo ao uso indiscriminado pelas jovens e adolescentes, o que poderia trazer uma série de outros problemas de saúde à sociedade norte-americana.