Publicado em: quinta-feira, 04/07/2013

No Brasil, só 13% das cidades tem Wi-Fi gratuito

No Brasil, só 13% das cidades tem Wi-Fi gratuitoDe acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) este mês de julho, o tipo de conexão de internet feita através do sistema Wi-Fi é oferecida somente em 14,3% das cidades em nosso país, segundo informam os dados da pesquisa batizada de “Munic 2012” do Ibge, pesquisando o perfil das cidades brasileiras.

foram 5.585 cidades, onde apenas 795 tem este serviço disponível. Ainda esta porcentagem cai para 13,3%, que são 744 municípios se transformados em dados de redes de sistema Wi-fi que são gratuitos.

O número de municípios que oferece o serviço de conexão é muito pequeno e além disso o Wi-fi fica restrito apenas para algumas localidades que são consideradas privilegiadas dentro dos próprios municípios. Em 48% dos municípios com o sistema de rede Wi-Fi, sua cobertura atende a poucos bairros e estes são localizados em áreas urbanas das cidades.

O Estado do Acre não tem nenhuma cidade que oferece este serviço de Wi-Fi, de acordo com o IBGE. De outro lado, Estados estão os Estados de São Paulo, com 143 municipios, Minas Gerais com 77 e Rio Grande do Sul, com 69 cidades com a rede, computando os maiores Estados do Brasil a oferecer o sistema Wi-fi em seus municípios.

A Capital paulista conta com um plano de colocar em 120 praças o sistema Wi-fi e a previsão para o custo deste projeto é de 15 milhões de reais. Esta pesquisa foi realizada pelo Ibge pela primeira vez, e, este levantamento do número de municípios no país que disponibilizam o sistema Wi-fi gratuito é um dado para uma outra pesquisa, a respeito das iniciativas no que tange o âmbito que tem tomado as cidades em intuito a inclusão digital.

De todas as cidades do país, 90% delas afirmam que tem iniciativas de inclusão digital. Pela inclusão digital são responsáveis, as prefeituras por 26,3%, o governo federal por 76,9% e os governos estaduais, por 38% das ações com este objetivo em cada um dos municípios.