quinta-feira, abril 18, 2024
HomeMundoNível do mar sobe 20 metros após último degelo do planeta

Nível do mar sobe 20 metros após último degelo do planeta

Um estudo publicado pela revista científica Nature, informou que o último degelo do planeta aumentou abruptamente o nível das águas do mar, fazendo subir aproximadamente 20 metros em menos de 500 anos. O pico do degelo, que teve início há 15 mil anos e terminou há 12 mil, ocorreu entre 14.650 anos e 14.310 anos, quando, de acordo com analistas, o nível do mar aumentou no Taiti entre 12 e 22 metros.

Os cientistas que participaram do estudo tiveram como base para suas pesquisas as mediações feitas no Taiti, ilha do Oceano Pacífico, e obtiveram o resultado de que grande parte da água veio do degelo da Antártida. Neste grande degelo, as geleiras da região derreteram quase em sua totalidade e fizeram subir o nível dos mares em aproximadamente 120 metros em todo o mundo.

Aumento intenso em 500 anos

Este crescimento no nível dos mares não aconteceu de forma uniforme muito menos gradual. De acordo com Pierre Deschamps, geólogo e pesquisador do Centro Europeu de Pesquisa e Ensino de Geociência do Meio Ambiente (CEREGE), em entrevista a EFE, este fenômeno ocorreu de maneira intensa durante 500 anos. Desta forma, de acordo com o estudo, o nível do mar na ilha aumentou entre 3,5 e 5 metros a cada século.

Para conseguir as informações, Pierre Deschamps e seus colegas pesquisadores analisaram os fósseis corais e uma espécie de búzio que moravam no litoral sul, norte e oeste da ilha da Polinésia Francesa. Porém, a cronologia certa do degelo não esclarece todos os mistérios, pois o nível do mar não aumentou de maneira uniforme e, por esta razão, é preciso um estudo sobre os aumentos nas diversas regiões do planeta.

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments