quinta-feira, abril 25, 2024
HomeBrasilNível de reservatórios do Cantareira aumenta pelo terceiro dia seguido

Nível de reservatórios do Cantareira aumenta pelo terceiro dia seguido

Foi registrado um aumento nos níveis dos reservatórios do Sistema Cantareira pelo terceiro dia consecutivo no último domingo, 8 de fevereiro. Ele continua sendo o principal manancial que prevê o abastecimento da região metropolitana da capital paulista. No último domingo, o Sistema Cantareira estava operando com quase 6% de sua capacidade. De acordo com a Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp), o volume armazenado no sistema havia registrado um aumento de 0,1 ponto percentual. No mês de fevereiro, o volume de chuvas chegou a registrar quase 86 milímetros, quando a média histórica para esse período é de 199,1 mm.

A Sabesp informou ainda que os outros mananciais que ela administra também registraram aumento no volume. No caso do Sistema Rio Claro, o nível das represas registrou elevação de 0,1 ponto percentual de sábado para domingo. Nesse caso, a média de chuva considerada para esse período passa de 237 mm. Nestas primeiras semanas do mês de fevereiro, foram registrados apenas 65mm. Esse é o sistema responsável pelo atendimento de parte da zona leste de São Paulo, além dos municípios de Santo André, Mauá e também Ribeirão Preto.Nível de reservatórios do Cantareira aumenta pelo terceiro dia seguido

No Sistema Rio Grande, responsável pelo abastecimentos dos municípios de Diadema e São Bernardo do Campo, além de parte da cidade de Santo André, registrou aumento de pouco mais de 78% para quase 79% no último final de semana. Nos primeiros dias de fevereiro foi registrado um acúmulo de pouco mais de 91mm de chuva. No sistema Alto Tietê, que atende a nove cidades da região metropolitana e ainda toda a zona leste de São Paulo, registrou um aumento de 0,3 ponto percentual e chegando a pouco mais de 12% da sua capacidade. Em fevereiro, as precipitações nesse sistema somaram 81,7 mm, quando a média para o período é 192 mm.

No caso do sistema Alto Cotia a capacidade chegou a quase 33% , depois de registrar uma alta de 0,4 ponto percentual em relação as últimas medições. Para fevereiro, a média de chuva acumulada é de pouco mais de 98mm. Já a média calculada para esse período é quase 180 mm. Esse sistema é responsável pelo abastecimento das cidades de Vargem Grande, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, Embu e Cotia.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias