Publicado em: segunda-feira, 09/02/2015

Nível de reservatórios do Cantareira aumenta pelo terceiro dia seguido

Foi registrado um aumento nos níveis dos reservatórios do Sistema Cantareira pelo terceiro dia consecutivo no último domingo, 8 de fevereiro. Ele continua sendo o principal manancial que prevê o abastecimento da região metropolitana da capital paulista. No último domingo, o Sistema Cantareira estava operando com quase 6% de sua capacidade. De acordo com a Companhia de Saneamento do Estado de São Paulo (Sabesp), o volume armazenado no sistema havia registrado um aumento de 0,1 ponto percentual. No mês de fevereiro, o volume de chuvas chegou a registrar quase 86 milímetros, quando a média histórica para esse período é de 199,1 mm.

A Sabesp informou ainda que os outros mananciais que ela administra também registraram aumento no volume. No caso do Sistema Rio Claro, o nível das represas registrou elevação de 0,1 ponto percentual de sábado para domingo. Nesse caso, a média de chuva considerada para esse período passa de 237 mm. Nestas primeiras semanas do mês de fevereiro, foram registrados apenas 65mm. Esse é o sistema responsável pelo atendimento de parte da zona leste de São Paulo, além dos municípios de Santo André, Mauá e também Ribeirão Preto.Nível de reservatórios do Cantareira aumenta pelo terceiro dia seguido

No Sistema Rio Grande, responsável pelo abastecimentos dos municípios de Diadema e São Bernardo do Campo, além de parte da cidade de Santo André, registrou aumento de pouco mais de 78% para quase 79% no último final de semana. Nos primeiros dias de fevereiro foi registrado um acúmulo de pouco mais de 91mm de chuva. No sistema Alto Tietê, que atende a nove cidades da região metropolitana e ainda toda a zona leste de São Paulo, registrou um aumento de 0,3 ponto percentual e chegando a pouco mais de 12% da sua capacidade. Em fevereiro, as precipitações nesse sistema somaram 81,7 mm, quando a média para o período é 192 mm.

No caso do sistema Alto Cotia a capacidade chegou a quase 33% , depois de registrar uma alta de 0,4 ponto percentual em relação as últimas medições. Para fevereiro, a média de chuva acumulada é de pouco mais de 98mm. Já a média calculada para esse período é quase 180 mm. Esse sistema é responsável pelo abastecimento das cidades de Vargem Grande, Embu Guaçu, Itapecerica da Serra, Embu e Cotia.