Publicado em: sexta-feira, 28/08/2009

Nissan e Chrysler suspendem colaboração na produção de veículos

As montadoras Nissan e Chrysler anunciaram nesta quinta-feira (27) a suspensão dos acordos de cooperação firmados pelas duas empresas no ano passado. Essa aliança entre as duas previa o intercâmbio de vários modelos de veículos.

Os acordos OEM (“Original Equipment Manufacturer”) previam que a montadora japonesa Nissan forneceria à americana Chrysler um carro compacto para o mercado sul-americano a partir deste ano e um veículo pequeno para o mercado mundial a partir de 2010. Em troca, a Chrysler deveria entregar à Nissan um 4×4 até o ano de 2011.

A decisão foi tomada após meses de diálogo entre as duas companhias, que foram afetadas pela queda global da demanda. A formalização da quebra na parceria veio em junho, depois que a italiana Fiat ganhou o controle da Chrysler, na tentativa de salvar a americana da quebra e dar entrada da marca italiana no mercado dos Estados Unidos.

Entretanto, um outro acordo firmado pelas duas montadoras, Nissan e Chrysler, em 2004, que permite o fornecimento a partir de uma filial da companhia japonesa à americana, deve continuar.