Publicado em: sexta-feira, 14/06/2013

Nigéria faz pressão e não embarca na data certa, Valcke diz que equipe chega sábado no Brasil

Nigéria faz pressão e não embarca na data certa, Valcke diz que equipe chega sábado no BrasilA seleção nigeriana de futebol deveria ter embarcado na cidade de Joanesburgo na África do Sul durante a madrugada de quarta para quinta-feira (13), e perdeu o voo ao Brasil, e Jerome Valcke diz que deve só chegar apenas no sábado (15) e na próxima segunda-feira (17) começa a disputar a Copa das Confederações. A perda deste voo seria devido a um protesto dos atletas com relação ao corte da premiação por causa de um empate de 1 a 1 nesta quarta-feira (12) frente à Namíbia, e também por causa da fraca vitória de 1 a 0 contra a equipe do Quênia, durante a última semana em disputas das Eliminatórias Africanas para a Copa do Mundo de 2014 no Brasil. O motivo para o não pagamento são problemas econômicos que a Federação Nigeriana de Futebol vive no momento atual.

O combinado para o momento era de que cada atleta recebesse um bônus que chegasse a cinco mil nairas (moeda do País) se houve o empate e dez mil nairas em caso de vitória. Porém como a federação apontou que o prêmio seria de apenas 5 mil nairas em caso de vitória contra o Quênia, o elenco da Nigéria se rebelou e disse que não iria embarcar ao Brasil.

O time da Nigéria tinha o desembarque marcado para ocorrer em São Paulo durante a madrugada de quinta para sexta-feira (14). Do aeroporto paulista, a seleção representante do continente africano iria pegar conexão para a cidade de Belo Horizonte, em que vai enfrentar a equipe do Taiti durante a segunda-feira (17), no Estádio do Mineirão na capital de Minas Gerais.

O secretário-geral Jérôme Valcke da FIFA garantiu que a seleção nigeriana vai estar presente na Copa das Confederações. E revelou que teve uma conversa junto ao técnico Steven Keshi que confirmou que a delegação nigeriana irá embarcar durante o sábado (15).