quinta-feira, abril 25, 2024
HomeTecnologiaNicolelis: Pesquisador explica como será Exoesqueleto criado no Brasil

Nicolelis: Pesquisador explica como será Exoesqueleto criado no Brasil

NicolelisNicolelis, o cientista brasileiro, divulgou nesta semana a primeira imagem do exoesqueleto robótico que sua equipe está produzindo, pelo projeto Walk Again, Andar de Novo em tradução livre. Nicolelis explica que a imagem apresentar como funcionarão os cinco módulos do esqueleto robótico e como será a mochila/suporte que controlará o equipamento. De acordo com o pesquisador, nos próximos dias serão divulgados pela equipe como funciona cada um dos módulos.

Nicolelis ainda divulgou que conseguiu na semana passada a última aprovação necessária para a continuidade das pesquisas do equipamento com o uso de humanos. A proposta do projeto que Nicolelis lidera é permitir que uma pessoa com paralisia consiga dar o pontapé inicial da Copa do Mundo que o Brasil recebe em 2014. Ou seja, tudo deve estar concluído até o início da atividade esportiva.

O projeto Walk Again atua explorando quais são as possibilidades de interação do cérebro com uma máquina, como forma de superar deficiências motoras até então irreversíveis. O projeto já conseguiu resultados bem sucedidos em experimentos com macacos, registrando bons avanços de atividades neuronais. Foi somente depois disto que o consórcio internacional que está responsável pelo projeto decidiu se reunir para anunciar quais seriam as próximas etapas, com testes em espécies humanas.

O que a o exoesqueleto propõe é que a pessoa consiga controlar com sinais do cérebro os passos, transmitidos de uma unidade como um notebook na mochila que a pessoa precisaria carregar por toda parte. O computador deve também ser capaz de traduzir sinais elétricos do cérebro e o exoesqueleto conseguiria estabilizar o peso do corpo, induzindo as pernas robóticas do portador de deficiência para que fosse possível coordenar os movimentos.

O exoesqueleto é um novo aparelho capaz de envolver os membros paralisados, mas visadamente as pernas. Ele deve ser conectado diretamente ao cérebro do paciente, que mandaria para a máquina os mesmo sinais para movimentar o robô como faria com sua perna natural. O sonho de Nicolelis é que o paraplégico consiga com facilidade chutar uma bola de futebol. Durante os testes, conseguiu fazer com que macacos movimentassem uma mão virtual, além de até sentirem um certo nível de tato.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias