Publicado em: terça-feira, 19/02/2013

Nicolau Copérnico recebe homenagem do Google pelo seu 540° aniversário

Nicolau CopérnicoNicolau Copérnico – Nesta terça-feira (19), o doodle veio para homenagear o astrônomo e matemático Nicolau Copérnico. A data faz alusão aos 540 anos do nascimento do cientista polonês. As teorias dele são até hoje estudadas nas aulas de Geografia. O doodle é um desenho animado da teoria heliocêntrica, que diz sobre o Sol no centro do Sistema Solar.

O Sol aparece na letra “o” da palavra Google e os seis planetas mais a Lua girando ao redor. A Terra está representada na cor azul e já inclui a Lua como seu satélite. A teoria heliocêntrica de Copérnico abalou as crenças da Igreja Católica na época e, também da comunidade científica. Antes, acreditava-se que o Sol é que girava em torno da Terra. Já que o Sol nascia de um lado do planeta e se punha do outro.

Copérnico disse exatamente o contrário: que a Terra é que girava ao redor do Sol. A teoria em oposição era a de Ptolomeu e se chama geocentrismo, que carregava preceitos religiosos também. Nicolau Copérnico provou que o Sol era o centro do universo a partir de fundamentos gregos de Aristarco de Samos, que foram feitos 1,8 mil anos antes.

O catolicismo pregava que a Terra era o centro do universo e confirmava isso como uma interpretação rígida da Bíblia Sagrada. Copérnico contava com a força de outros cientistas com idéias semelhantes para firmar sua teoria. Ele forneceu leituras suas para os demais pesquisadores antes da teoria ser oficialmente publicada.

Nicolau Copérnico nasceu no ano de 1473, na cidade de Torun, na Polônia. Ele veio a falecer em 1543, em Frauenburgo. O cientista foi quem deu o pontapé para a astronomia moderna. O livro “Das revoluções das orbes celestes” foi publicado no último ano de vida dele e deu consistência à Revolução Copernicana.

Nicolau Copérnico – Doodles do Google

Nicolau Copérnico

Desde o ano de 1998, o Google faz uma animação para comemorar acontecimentos que contribuíram para o desenvolvimento da humanidade. Aniversários, invenções, personalidades da cultura e da política costumam ser homenageados. A logo do Google na página inicial do site de buscas é personalizada e, geralmente, interage com o internauta.

A iniciativa surgiu quando os fundadores do Google criaram um logotipo especialmente para informar os internautas que eles estavam participando de um festival de contracultura chamado Burning Man. O evento acontece todos os anos nos Estados Unidos.

Depois disso, os doodles só fizeram sucesso. Hoje existe uma equipe de designers trabalhando em cima dos logotipos especiais do Google. Mais de 300 já foram criados especificamente para os Estados Unidos. Já para o restante dos países, 300 doodles homenagearam cientistas e inventores.

O mais recente foi para Copérnico. A contribuição dele para a ciência é mais complexa do que se pode supor hoje em dia. Os pesquisadores da área consideram o trabalho dele como uma grande mudança na compreensão do sistema solar, além do lugar do homem no universo.

Nicolau Copérnico – Confira um video sobre a vida do astrônomo