Publicado em: terça-feira, 19/02/2013

Nicolau Copérnico é homenageado pelo Google

Nicolau Copérnico

Nicolau Copérnico recebe homenagem do Google por aniversário

O matemático e astrônomo Nicolau Copérnico completa nesta terça-feira dia 19 de fevereiro, 540 anos de nascimento e por isso, recebeu um doodle do Google como homenagem. Neste doodle que é representado por um desenho animado que vem para ilustrar a teoria heliocêntrica feita por ele, que apontou que o Sol ficava no centro do Sistema Solar.

Dessa forma, nesta edição especial desta terça-feira do logo do Google mostra uma estrela como a sendo a segunda letra ‘o’ do nome do buscador, e os planetas estão girando ao redor dela. Representando assim uma das teorias de Copérnico.

A Terra que é representada pela cor azul, está incluindo a Lua como o satélite em homenagem ao astrônomo nascido na Polônia, que tem a teoria que revolucionou e alterou as crenças que estavam sendo estabelecidas durante o período.

No período em que foi lançada, a obra que mostrou esta teoria sofreu críticas por ir contra os conceitos que estavam estabelecidos dentro da comunidade científica e da religiosa. Se pensavam que o Sol nascia em um lado do planeta e iria se pôr no outro, e que a estrela era quem girava em redor da Terra, e não ao contrário.

Nicolau Copérnico: biografia e obra

Nicolau Copérnico

Nicolau Copérnico foi um dos maiores matemáticos e astrônomos

A chamada teoria de Ptolomeu, que a Terra estava encontrando-se no centro do universo, não tratava-se apenas de uma observação empírica, destituída dos instrumentos apropriados para analisar, e também com a crença religiosa. Para que substituísse o geocentrismo por uma ideia de que o planeta terra que girava ao redor torno do Sol, o matemático e cientistas Copérnico partiu para os fundamentos gregos que Aristarco de Samos havia proposto 1,8 mil anos antes.

As ideias feitas por ele iam ao encontro do que era pregado pela religião. Segundo o catolicismo, a Terra ficava no centro do universo. E isto se tratava de uma suposição que era válida, pois contava com instrumentos para observação que estavam disponíveis, e a tendência do antropocentrismo e de uma interpretação mais rígida da bíblia. Porém, até naquela época, Copérnico não era o único a pensar daquela forma. Existiam outros cientistas que tinham ideias parecidas, para quem o polonês havia oferecido as leituras da teoria dele antes de publicasse.

Os doodles do Google

O Google tem o costume de fazer a comemoração de datas que julga importantes para os seres humanos, como por exemplo os aniversários de algumas invenções e de personalidades que tem ligações com a cultura e com a política, por exemplo. Mostrando customizações em sua logo que fica na página inicial do seu site que realiza buscas. O primeiro doodle foi realizado no ano de 1998, quando os fundadores da empresa Google fizeram um logotipo especial para apontar para os usuários do site que eles iriam participar do Burning Man, que é um festival de contracultura que é realizado nos Estados Unidos.

O sucesso foi tamanho que atualmente a empresa conta com uma equipe de designers que está voltada apenas para criar estes logotipos especiais. Já chegaram a ser criados mais de 300 doodles apenas nos Estados Unidos e outros 700 do resto do mundo. Estas customizações realizaram homenagens para diversos cientistas e inventores.