Publicado em: quarta-feira, 11/01/2012

Nicolas Steno homenageado pelo Google

A homenagem de hoje (11) do Google vai para o pesquisador dinamarquês Nicolas Steno. Ele foi pioneiro em pesquisas no campo da geologia e anatomia, realizando importantes descobertas. O doodle de hoje foi montado com as letras da marca dividas como as camadas do solo.

Dia 11 de janeiro de 2012 se comemora o aniversário de 374 anos do pesquisador. Suas pesquisas sobre os solos também ajudaram bastante nas descobertas a respeito de fósseis e na identificação da idade de cada um deles. Além disso, Steno é o autor de outros avanços.

A ele é atribuído a definição da lei da sobreposição, que define os três princípios básicos da estratigafria, e a ‘Lei de Steno’, que indica que ângulos entre faces correspondentes em cristais da mesma substância são os mesmos para todos os exemplares desta. Apesar das importantes descobertas do campo científico, sua aproximação da religião o afastou das pesquisas.

Sua devoção foi tanta, a ponto de ser ordenado padre e mais tarde bispo. Ele faleceu em 1686, na cidade de Schwerin. Seus trabalhos religiosos também se destacaram, sua piedade e virtude são avaliadas para uma eventual canonização. Steno foi beatificado em 1987, pelo Papa João Paulo II.