Publicado em: segunda-feira, 17/06/2013

Neymar deve estrear em agosto pelo Barcelona

Neymar deve estrear em agosto pelo BarcelonaA atuação convincente pela seleção brasileira, com direito ao golaço de abertura contra o Japão, no último sábado, certamente aguçou a vontade dos torcedores catalães assistirem ao jogador brasileiro na Espanha. Neymar é a segunda contratação mais cara do Barcelona, atrás apenas do sueco Ibrahimovic – que não rendeu o esperado por lá – e por isso, será o centro das atenções no início da temporada européia, em agosto, após a Copa das Confederações.

Em momento iluminado, o camisa 10 do Brasil teve traços de genialidade contra o Japão. Recebeu um bonito passe de Fred, de peito, esperou a bola quicar para bater com categoria, com o peito do pé. A bola foi no ângulo direito do gol de Kawashima, indefensável. Não é o que costumávamos ver do atacante pelo Santos. Em solo nacional, o gol sempre vinha acompanhado de dribles a partir do meio de campo, que iam até o atacante chegar na ‘cara’ do gol.

O que Luis Felipe Scolari pede à Neymar se assemelha à o que deve ser exigido do jogador pelo treinador do Barcelona, Tito Vilanova – ou, pelo menos, o que a imprensa internacional especula sobre o jogador no novo clube. Menos fominha, o atacante dos dribles desconcertantes passa mais a bola e permanece próximo da área, pronto para finalizar, ou decidir um lance. Em equipes repletas de estrelas, como é o Barça e a seleção verde-amarela, o atacante demonstra estar disposto à mudar, está mais participativo.

A pré-temporada do clube espanhol inicia em 15 de julho. Com isso, Neymar e o compatriota Daniel Alves, devem estrear a temporada 2013-2014 apenas em 2 de agosto, também no retorno dos jogadores da seleção da última campeã do mundo. O adversário ainda não foi definido, na disputa caseira pelo troféu Joan Gamper, torneio não oficial.