Publicado em: terça-feira, 01/11/2011

Neymar: atacante irá concorrer ao prêmio Bola de Ouro

Nesta segunda-feira, dia 31 de outubro, a Fifa divulgou os 23 indicados ao prêmio Bola de Ouro. O jovem craque do Santos, Neymar, é um dos indicados, e pode confirmar a afirmação do presidente do time, Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, de que o jogador pode se tornar o melhor do mundo sem deixar a equipe da Vila. Aos 19 anos, Neymar pode ser considerado o melhor jogador do globo.

Este prêmio foi criado em 1956, pela revista France Football. Porém, só em 1995 que jogadores que não fossem europeus, mas que atuassem em times do continente, puderam participar da competição. Em 2007, o prêmio passou a valer para todos os jogadores do mundo. A abrangência do prêmio fez com que ele se unificasse a Fifa. O único jogador indicado que atua no Brasil foi Rogério Ceni, goleiro do São Paulo.

Esta indicação ajudará o time do Santos a firmar-se mundialmente, trazendo visibilidade a equipe e também valorizando Neymar. Ele concorre com nomes como Lionel Messi, Cristiano Ronaldo e Wayne Rooney, grandes jogadores que atuam no futebol europeu.

Neymar é cada vez mais visado e valorizado por time do exterior. Em paralelo, busca o feito inédito de se tornar o primeiro jogador a ser eleito o melhor do mundo atuando fora dos times europeus. Ronaldo, Ronaldinho, Rivaldo e Kaká já levaram o prêmio. Mas todos eles jogavam na Europa quando foram eleitos.