Publicado em: segunda-feira, 23/01/2012

Newt Gingrich supera Mitt Romney em prévia da Carolina do Sul para indicação do Partido Republicano

Na prévia realizada neste sábado (21), no estado da Carolina do Sul, Newt Gingrich obteve o maior número de votos na disputa interna por uma indicação do Partido Republicano para concorrer com Barack Obama nas eleições presidenciais deste ano nos Estados Unidos. De acordo com a South Carolina State Election Comission, Gingrich conquistou 40,46% dos votos, contra 27,83% de Mitt Romney, 16,98% de Rick Santorum e 12,98% de Ron Paul.

Com a vitória do ex-presidente da Câmara dos Deputados na Carolina do Sul, esta é a primeira vez que três nomes diferentes vencem as três primeiras prévias. Em Iowa, na primária realizada dia 3 de janeiro, Santorum foi o mais votado, depois de recontagem dos votos na semana passada – até então acreditava-se que Romney era o escolhido. Em New Hampshire, na semana seguinte, Romney foi o mais votado pelos eleitores. A próxima prévia acontece no dia 31, na Flórida.

Para conseguir a indicação do Partido Republicano, o candidato deve reunir, ao menos, 1.144 delegados. Neste ano, a Carolina do Sul irá enviar 25 delegados para a convenção nacional do partido republicano, que acontece na Flórida entre 27 e 30 de agosto. Há 31 anos, o candidato republicano que conseguisse mais votos na Carolina do Sul acaba sendo o indicado pelo partido para concorrer à presidência.

As primeiras previsões mostravam que os eleitores da Carolina do Sul estavam em dúvida entre Romney e Gingrich, embora o primeiro levasse certa vantagem. Depois do resultado divulgado, Gingrich discursou como vitorioso, parabenizando a concorrência dos adversários e atacando o atual presidente Barack Obama por sua postura assistencialista.