Publicado em: segunda-feira, 08/08/2011

Nevoeiro afeta aeroportos nesta manhã no Rio de Janeiro

Nesta segunda-feira (08) o Aeroporto Santos Dumont ficou por mais de quatro horas fechado devido a um forte nevoeiro que afetou a região central do Rio de Janeiro. Mais de quarenta vôos foram afetados devido ao mal tempo. E as atividades no aeroporto retornaram ao normal somente depois das 10h45. Ainda de acordo com a Infraero (Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária) até as 14h desta segunda, 49 vôos estavam atrasados e 35 foram cancelados.

Devido ao forte nevoeiro e os atrasos e a interrupção dos serviços, os balcões das companhias aéreas ficaram com longas filas durante toda a manhã, mas até o momento não houve nenhum registro de confusão no aeroporto. Outros aeroportos do Rio de Janeiro também apresentaram problemas devido ao mal tempo. O Espírito Santo também teve problemas com o mal tempo, a Infraero informou que até 12h30 oito vôos com destino a Vitória estavam atrasados.

O Aeroporto Internacional Tom Jobim, conhecido como Galeão, que fica na Ilha do Governador na zona norte, já foi reaberto para vôos. Mas ainda opera com ajuda de instrumentos. Durante a manhã no momento em que o aeroporto estava fechado as decolagens tiveram atrasos de mais de uma hora, segundo informações da Infraero.

As barcas também estavam operando com velocidade reduzida devido a pouca visibilidade decorrente do nevoeiro. Algumas linhas já retornaram ao funcionamento convencional com intervalos de aproximadamente 15 a 20 minutos. O trânsito na cidade também foi afetado e algumas vias apresentaram problemas. Os motoristas precisaram redobrar a atenção, principalmente nas vias expressas.