Publicado em: quarta-feira, 22/01/2014

Nesta madrugada mais 3 ônibus foram incendiados na capital de São Paulo

Mais 3 ônibus foram incendiados na capital de São PauloNa madrugada desta terça-feira 3 ônibus de linha foram incendiados na Zona Leste de São Paulo. Uma das ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros foi registrada às 3h, na Rua Cabo das Tormentas, no Jardim Lourdes. Houve perda total no coletivo que foi totalmente queimado.

Próximo a região, por volta da zero hora, outro ônibus foi incendiado na Rua Doutor Manoel Vieira Ferreira, por 15 homens. De acordo com a PM, outro veículo foi destruído na localidade de Itaim Paulista, depois de homens colocarem fogo no coletivo. Neste ônibus, o motorista foi quem apagou o fogo, e apenas umas poltronas foram estragadas. Esta ocorrência aconteceu na Rua Manoel Rodrigues Santiago, aproximadamente a meia-noite.

Número de incêndios em ônibus aumenta 20% – Comparado a 2013, o número de coletivos incendiados em São Paulo nos primeiros dias de janeiro, é 20% a mais dos 53 casos registrados no ano passado.

Em 2014, os casos ocorreram principalmente nas zonas sul e leste da cidade, sendo que, mais da metade deste número foram incendiados nos últimos três dias. A Polícia ainda não sabe informar o que tem motivado esses casos.

De acordo com a SPTrans, que é responsável pelos coletivos de São Paulo, 53 ônibus foram queimados no ano passado, e, 40% deles, cerca de 23, foram incendiados na zona leste, em Itaim Paulista/Guaianazes.

Só neste início de ano, os prejuízos já somam mais de R$ 5 milhões, por conta dos ataques realizado por vândalos. Em 2013, o valor chegou a R$ 26,5 milhões.

Já no fim do ano passado, o SPUrbanuss se reuniu com a diretoria da Secretária de Segurança Pública para resolver o problema. A expectativa é que sejam implantadas medidas que garantam a segurança dos passageiros, motoristas e cobradores, que acabam sendo afetados pela atitude criminosa de vândalos.