Publicado em: terça-feira, 17/07/2012

Nelson Mandela faz 94 anos amanhã com festa na África do Sul

Nesta quarta-feira (18), o ex-presidente da África do Sul, Nelson Mandela, irá completar 94 anos de idade, e a data será marcada com muitas festas pelo país. A África do Sul terá atos simbólicos e festas, e a data terá destaque mundial com o Dia Internacional de Mandela. O ex-presidente e ícone do país na luta contra o apartheid irá comemorar junto com a família.

Mandela irá passar a data em sua casa em Qunu, localizada no sudeste da África do Sul, local onde passou a infância e retornou em maio deste ano. Mesmo que o aniversariante festeje a data de maneira íntima, o restante do mundo irá comemorar o Dia Internacional de Mandela.

Dia Internacional de Mandela

Esta data foi marcada em 2009 pela ONU para incentivar que os cidadãos de todo o mundo tirei 67 minutos para praticarem causas sociais. Os 67 minutos faz referência a cada ano que o ex-presidente, que ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1993, dedicou pela igualdade social em seu país e pelo término do apartheid, imposto na África do Sil até 1994 ela minoria branca do país.

As comemorações de aniversário do líder sul-africano estão marcadas para começar às 8h (3h no horário de Brasília), com a apresentação de uma música a Madiba, como Mandela é chamado. A canção poderá entrar para o Guiness Book porque será entoada por 20 milhões de pessoas ao mesmo tempo. De acordo com o Ministério da Educação do país, 12,5 milhões de alunos irão cantar, e as principais televisões e rádios irão transmitir a apresentação.