quinta-feira, abril 25, 2024
HomeTecnologiaNeil Young anuncia campanha para produzir Pono

Neil Young anuncia campanha para produzir Pono

Neil Young anuncia campanha para produzir PonoO lendário músico Neil Young anunciou, há quase dois anos, a criação de um player portátil de músicas que teria como principal foco a qualidade do áudio, algo que, para ele, acabou se perdendo com a difusão de música pela internet. Após bastante tempo sem novas informações sobre o player, batizado de Pono, Neil Young voltou a falar a respeito. E, desta vez, parece que a ideia finalmente está próxima de sair do papel.

Financiamento coletivo

Através de um comunicado divulgado na imprensa, o músico canadense afirmou que, a partir de 15 de março, começará a ser realizada uma campanha no site de financiamentos coletivos Kickstarter, com o objetivo de financiar a fabricação do Pono. Neil Young também já anunciou o preço do player, que custará U$399 nos Estados Unidos.

O objetivo de Neil Young é que o Pono possa competir com o iPod, líder absoluto no mercado de música portátil. Para isso, o cantor também lançará a loja virtual PonoMusic, que funcionará de maneira semelhante ao iTunes – contudo, comercializando músicas com maior qualidade de áudio. Na próxima quarta-feira, Neil Young fará uma palestra no South by Southwest, na qual dará mais detalhes sobre o player.

Qualidade

De acordo com Neil Young, o Pono terá a capacidade de executar conteúdos com qualidade superior até mesmo do que aquela apresentada por CDs. No caso dos compact discs, o áudio apresenta 16-bit e 44,1 KHz de, respectivamente, taxa de bits e taxa de amostragem. Com o Pono, os usuários terão como parâmetros os valores de 24-bit e 192 KHz, equivalente ao áudio de DVDs.

Sem compressão

Para alcançar uma qualidade superior de áudio, as músicas disponíveis para o Pono não serão compactadas (como acontece com o MP3). Por isso, apesar de ganhar em qualidade, os arquivos também serão consideravelmente maiores. Segundo Neil Young, este formato de áudio permitirá que a qualidade das gravações em estúdio seja mantida. Contudo, o músico ainda não afirmou qual será exatamente o formato dos arquivos. Hoje, já é possível encontrar alguns formatos populares que não se utilizam de compactação, como WAV, FLAC, ALAC e AIFF.

Especificações

Embora ainda não tenha dado maiores detalhes sobre o Pono, Neil Young já afirmou que o aparelho virá com 128 GB de capacidade de armazenamento em disco, o que poderá ser ampliado através de cartões de memória. O player também terá fones de ouvido especiais que, de acordo com o músico, terão a capacidade de reproduzir o áudio mantendo a qualidade sonora.

Embora apresente uma proposta inovadora, Neil Young deverá encontrar alguma dificuldade em convencer os consumidores a adquirir o Pono, especialmente porque os aparelhos exclusivos para a reprodução de músicas têm sido cada vez menos utilizados. O preço também deverá ser um fator importante, pois, hoje, o iPod Touch é encontrado por U$229 nos Estados Unidos, valor consideravelmente mais baixo do que os U$399 anunciados pelo Pono.

Por isso, o player criado por Neil Young corre o risco de se tornar um item extremamente segmentado, destinado apenas a “audiófilos” – ou seja, pessoas extremamente preocupadas com as especificações técnicas das músicas.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias