Publicado em: terça-feira, 11/03/2014

Neil Young anuncia campanha para produzir Pono

Neil Young anuncia campanha para produzir PonoO lendário músico Neil Young anunciou, há quase dois anos, a criação de um player portátil de músicas que teria como principal foco a qualidade do áudio, algo que, para ele, acabou se perdendo com a difusão de música pela internet. Após bastante tempo sem novas informações sobre o player, batizado de Pono, Neil Young voltou a falar a respeito. E, desta vez, parece que a ideia finalmente está próxima de sair do papel.

Financiamento coletivo

Através de um comunicado divulgado na imprensa, o músico canadense afirmou que, a partir de 15 de março, começará a ser realizada uma campanha no site de financiamentos coletivos Kickstarter, com o objetivo de financiar a fabricação do Pono. Neil Young também já anunciou o preço do player, que custará U$399 nos Estados Unidos.

O objetivo de Neil Young é que o Pono possa competir com o iPod, líder absoluto no mercado de música portátil. Para isso, o cantor também lançará a loja virtual PonoMusic, que funcionará de maneira semelhante ao iTunes – contudo, comercializando músicas com maior qualidade de áudio. Na próxima quarta-feira, Neil Young fará uma palestra no South by Southwest, na qual dará mais detalhes sobre o player.

Qualidade

De acordo com Neil Young, o Pono terá a capacidade de executar conteúdos com qualidade superior até mesmo do que aquela apresentada por CDs. No caso dos compact discs, o áudio apresenta 16-bit e 44,1 KHz de, respectivamente, taxa de bits e taxa de amostragem. Com o Pono, os usuários terão como parâmetros os valores de 24-bit e 192 KHz, equivalente ao áudio de DVDs.

Sem compressão

Para alcançar uma qualidade superior de áudio, as músicas disponíveis para o Pono não serão compactadas (como acontece com o MP3). Por isso, apesar de ganhar em qualidade, os arquivos também serão consideravelmente maiores. Segundo Neil Young, este formato de áudio permitirá que a qualidade das gravações em estúdio seja mantida. Contudo, o músico ainda não afirmou qual será exatamente o formato dos arquivos. Hoje, já é possível encontrar alguns formatos populares que não se utilizam de compactação, como WAV, FLAC, ALAC e AIFF.

Especificações

Embora ainda não tenha dado maiores detalhes sobre o Pono, Neil Young já afirmou que o aparelho virá com 128 GB de capacidade de armazenamento em disco, o que poderá ser ampliado através de cartões de memória. O player também terá fones de ouvido especiais que, de acordo com o músico, terão a capacidade de reproduzir o áudio mantendo a qualidade sonora.

Embora apresente uma proposta inovadora, Neil Young deverá encontrar alguma dificuldade em convencer os consumidores a adquirir o Pono, especialmente porque os aparelhos exclusivos para a reprodução de músicas têm sido cada vez menos utilizados. O preço também deverá ser um fator importante, pois, hoje, o iPod Touch é encontrado por U$229 nos Estados Unidos, valor consideravelmente mais baixo do que os U$399 anunciados pelo Pono.

Por isso, o player criado por Neil Young corre o risco de se tornar um item extremamente segmentado, destinado apenas a “audiófilos” – ou seja, pessoas extremamente preocupadas com as especificações técnicas das músicas.