Publicado em: segunda-feira, 27/08/2012

Neil Armstrong: morre primeiro homem a pisar na lua

Neil Armstrong: morre primeiro homem a pisar na luaO primeiro homem a pisar na lua, Neil Armstrong, faleceu no último sábado no estado de Ohio, aos 82 anos. O astronauta havia sido submetido a uma cirurgia que deveria ter desobstruído as artérias coronárias, realizada no último dia oito de agosto.

O americano Neil Armstrong foi o comandante da missão Apolo 11. Ele desceu ao solo lunar em 20 de julho de 1969. O americano chegou a andar aproximadamente três horas sobre a superfície lunar, juntamente com Edwin Buzz Aldrin, que além de coletar material, também realizou alguns experimentos e tirou fotos. Além deste feito, a frase proferida por ele com esta experiência também entrou na história: “este é um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade”.

O americano nasceu em agosto de 1930, no estado de Ohio, na cidade de Wapakoneta. Ele realizou já aos seis anos de idades suas primeiras viagens aéreas. Montando modelos e realizando experimento em um caseiro túnel de vento, Armstrong desenvolveu fascinação pela aviação.

Já durante a infância começou a ter aulas de voo, conquistando seu brevê aos 16 anos, antes mesmo de ter tirado sua carteira de motorista. Chegou a atuar como caça da Marinha dos Estados Unidos, tendo inclusive lutado na Guerra da Coreia antes de chegar a integrar o programa espacial.