Publicado em: segunda-feira, 16/06/2014

NBA: San Antonio Spurs vence mais um jogo e é campeão pela quinta vez da liga americana

NBA: San Antonio Spurs vence mais um jogo e é campeão pela quinta vez da liga americanaEm partida disputada na noite do último domingo (15), o San Antonio Spurs venceu o Miami Heat por 104 a 87, no AT&T Center, em San Antonio, e confirmaram o título da temporada 2013/14 da NBA. Com este resultado, o time da Califórnia abriu 4 a 1 na série dos playoffs da decisão da liga norte-americana e tirou as pretensões de tricampeonato dos rivais. O jogo serviu como revanche para o time da Conferência Oeste, que havia perdido a decisão da última temporada para a equipe da Flórida.

Esta é a quinta vez que o San Antonio Spurs conquista o título da NBA na história. Presente em todas as campanhas, o ala Tim Duncan é o único pentacampeão, em 1999/00, 2003/04, 2005/06, 2007/08 e 2013/14. Vice-campeão no ano passado, Tiago Splitter se tornou o primeiro brasileiro a conquistar o troféu na liga americana de basquete.

O maior cestinha do campeão na decisão foi Kawhi Leonard, que marcou 22 pontos. Entretanto, o MVP (Jogador Mais Valioso) eleito das finais foi o argentino Manu Ginobilli, que fez 19 pontos no último domingo, e teve média de 12,8 pontos, 6,2 rebotes e duas assistências. Outros destaques do jogo que valeu o título para o San Antonio Spurs foi Mills, com 17 pontos marcados, Parker (16) e Tim Duncan (14). Já o maior pontuador da partida foi o astro LeBron James, do Miami Heat, que marcou 31 pontos.

O brasileiro Tiago Splitter, por sua vez, esteve em quadra por 11 minutos. Nos instantes em que esteve atuando, marcou três pontos, pegou dois rebotes e distribuiu duas assistências.

Após ter sido derrotado nos dois jogos anteriores, o Miami Heat começou a partida abrindo 8 a 0 de vantagem. Mas isso não passou de um susto. Com o apoio da torcida no AT&T Center, o San Antonio Spurs foi buscar o resultado, e diminuiu o resultado no primeiro quarto, para 22 a 18. Os visitantes ainda conseguiram fechar o primeiro período em 29 a 22. A virada veio durante o segundo período, com Kawhi Leonard, que marcou cesta de dois pontos e fez 37 a 35. Os texanos ainda conseguiriam fechar ir para o intervalo com vantagem de 47 a 40.

Spurs não tomam conhecimento do Heat e vencem com tranquilidade

Apesar da torcida pedir ‘defesa’, o San Antonio Spurs voltou com tudo para o segundo tempo e abriu 77 a 58 no terceiro quarto do jogo. Duncan, Leonard, Ginobilli e Parker se revezaram nos pontos e os donos da casa puderam fazer festa, vitória de 104 a 87 e título nas mãos dos Spurs.