sexta-feira, abril 26, 2024
HomeMundoNavio encalhado há três meses ameaça derramamento de petróleo na Nova Zelândia

Navio encalhado há três meses ameaça derramamento de petróleo na Nova Zelândia

Um navio encalhado há mais de três meses num recife da Nova Zelândia partiu-se em duas partes após uma tempestade. O estrago reaviva os receios de um novo e maior desastre ambiental. Autoridades indicaram que o cargueiro foi atingido por ondas de seis metros de altura.

O navio Rena encalhou no dia cindo de outubro de 2011 no recife Astrolabe, a 22 quilômetros da cidade de Tauranga, na ilha do norte da Nova Zelândia. As autoridades culparam o capitão e o segundo oficial do Rena pelo acidente, por terem tentado uma manobra brusca para reduzir a rota.

A embarcação tem capacidade de transportar 47 mil toneladas. Na época do acidente, mais de 350 toneladas de petróleo foram derramadas no mar. No total, o navio transportava 1.700 toneladas. Pelo menos, 1.300 aves morreram e várias praias foram poluídas.

Desde então, mais de mil toneladas de petróleo foram bombeados do interior do navio, mas o cargueiro ainda possui alguma quantidade da substância. Com o acidente após a tempestade, as autoridades temem que o restante do petróleo seja disperso no mar.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias