Publicado em: segunda-feira, 14/11/2011

Nave decola com três astronautas para a Estação Espacial Internacional

Nesta segunda-feira, dia 14 de novembro, uma nave espacial decolou às 4h14 com três astronautas, sendo um americano e dois russos, com destino a Estação Espacial Internacional (ISS). Esta decolagem acontece em um momento que a Rússia busca restabelecer a confiança de seu programa espacial, depois de acidentes, o último com uma nave de carga.

Esta foi a primeira decolagem desde julho, quando a Nasa anunciou o término do programa de ônibus espaciais. Neste período, os 16 países que investiram 100 bilhões de dólares na estação dependiam da tripulação russa para que a decolagem pudesse acontecer. Após o engenheiro de vôo Anton Shkaplerov dizer que a nave havia atingido a órbita, os astronautas fizeram sinal “positivo” e houve muitos aplausos.

Esta missão era para ter sido feita em setembro, porém, foi adiada devido ao medo com relação a segurança, após o rompimento da nave russa em agosto, que não havia tripulantes, apenas mantimentos. Esta é a primeira viagem do astronauta da Nasa Daniel Burbank a bordo da nave Soyuz. Os cosmonautas Anatolu Ivasishin e Shkaplerov estão em sua viagem de estreia.

Antes da decolagem, Shkaplerov afirma que eles confiam em seus equipamentos, e que não há pensamento negativo sobre algo dar errado. Após a decolagem, ele contou que todos estavam bem, de acordo com um relato feito para o Controle da Missão. Enquanto Shkaplerov falava com o controle, o presente que ganhou da filha de cinco anos, um pássaro de pelúcia, flutuava sobre os tripulantes.