Publicado em: terça-feira, 13/05/2014

Natação: Campeã do mundo é suspensa pela Federação Internacional por doping

Natação: Campeã do mundo é suspensa pela Federação Internacional por dopingA campeã mundial de natação, Yuliya Efimova foi suspensa nesta terça-feira (13) pela Federação Internacional de Natação (Fina), por 16 meses, por causa do uso da substância DHEA. O resultado do exame antidoping feito pela nadadora deu positivo e com isso, a russa teve seu recorde mundial anulado, nos 50 metros nado peito, em piscina curta. O feito havia sido ganho no mês de novembro, em Tóquio, no Japão.

A substância DHEA é proibida pela Fina, pois se trata de um hormônio que é matéria-prima para fazer outros hormônios expelidos pela glândula suprarrenal. Apesar disso, a Federação acredita que a nadadora de 22 anos de idade não quis burlar a regra para vencer as competições.

Desde o mês de janeiro, Efimova já estava suspensa preventivamente dos torneios de natação. Ela foi pega no exame antidoping em outubro do ano passado, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Com a suspensão retroativa, a atleta poderá voltar às piscinas no final de fevereiro de 2015, período suficiente para se preparar para o Mundial de Desportos Aquáticos, que será disputado em Kazan, na Rússia.

Caso a Fina julgasse a intenção de Efimova como uma forma de trapacear, a russa poderia ter sido punida por até dois anos. Além dela, outras três atletas do País, que disputaram os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, foram flagradas no exame antidoping: [ Ksenia Moskvina, Natalya Lovtsova e Ekaterina Lovtsova.

Efimova conquistou dois títulos mundiais no Mundial de Barcelona no ano passado

Yuliya Efimova estreou em Olimpíadas em 2008, na cidade de Pequim, na China, aos 16 anos de idade. Naquela ocasião, chegou na quarta posição dos 100 metros nado peito. Já nos Jogos de 2012, em Londres, na Inglaterra, conseguiu a medalha de bronze, nos 200 metros peito. Seu resultado mais expressivo foi o título mundial em 2013, em Barcelona, na Espanha, nos 50 e 200 metros peito.