Publicado em: quarta-feira, 13/07/2011

NASA prepara jantar aberto ao público com tripulação da Atlântis

Para se despedir em alto estilo do último ônibus espacial da NASA, que está realizado a jornada final na Estação Espacial Internacional (ISS), a instituição decidiu promover um jantar, que acontece amanhã (14), com os astronautas e convida a todos para participarem. A maneira de jantarem junto com a tripulação da Atlântis é pela internet, mas todos podem comer o mesmo prato. A NASA recomenda que quem deseja acompanhar a equipe faça as mesmas receitas do cardápio deles em casa.

Toda a alimentação dos astronautas foi levada na decolagem. Assim, os pratos foram definidos previamente. O jantar público terá o churrasco americano, frango grelhado, feijões assados e milho. Ao contrário do churrasco que acontece no Brasil, o preparado para os astronautas conta com bolachinhas, queijo brie e salsichas de entrada. Esse é apenas o aperitivo do jantar, que ainda tem a entrada e a sobremesa.

Para a tripulação da Atlântis, a entrada preparada foi fatias de frango grelhado. Por outro lado, a equipe permanente da Estação Espacial vai aproveitar o churrasco em fatias. Nesse momento também serão servidos os feijões e o milho. Por fim, a sobremesa é a mais famosa dos EUA: torta de maçã. Toda essa comida é igual àquela que pode ser vista na Terra, mas precisa ser embalada corretamente para resistir à viagem espacial.

Primeiro, os alimentos devem ser aquecidos e depois desidratados, procedimento que permite fazer a embalagem a vacuo e elimina micro-organismos. Ao contrário do que acontecia antes, hoje as tripulações tem a variedade de 180 tipos de comida para serem consumidas no espaço.