quinta-feira, abril 18, 2024
HomeMundoNASA envia sonda Juno para coletar informações do planeta Júpiter

NASA envia sonda Juno para coletar informações do planeta Júpiter

A agência espacial americana, a NASA, lançou nessa sexta-feira (05) a sua sonda Juno para orbitar em volta do planeta Júpiter, o qual é considerado a peça central para conseguirem desvendar mistérios sobre a formação do sistema solar. A nave Juno foi lançada a partir da Estação da Força Aérea no Cabo Canaveral, localizada na Flórida. De acordo com o horário de Brasília, a decolagem aconteceu às 13h25.

Apesar de ter sido lançada agora, a expectativa é que Juno chegue à órbita de Júpiter dentro do período de cinco anos, pois terá que percorrer a distância de 2,8 bilhões de quilômetros. Com isso, Juno deve atingir seu objetivo em julho de 2016. Além de ser considerado essencial para compreender o universo, Júpiter é conhecido como o planeta gigante, sendo que seu tamanho é onze vezes maior que o da Terra. O tempo determinado para que Juno sobrevoe o planete é de um ano terreste, o que garante 33 voltas.

A missão tem como objetivo coletar dados a respeito da composição do planeta e a quantidade de água existente no planeta. O lançamento de Juno marca a segunda tentativa da NASA de descobrir maiores detalhes sobre Júpiter, pois a primeira sonda enviada ao espaço foi a Galileo, em 1989, que chegou ao planeta em 1995.

Naquele momento, a NASA conseguiu coletar alguns dados, mas ainda existem muitas informações a serem descobertas. Ao chegar em Júpiter em 2016, Juno retornará à Terra em 2017, depois de ter completado um ano terrestre dando voltas em torno do planeta, e provavelemente no mês de outubro.

RELATED ARTICLES

Most Popular

Recent Comments