NASA divulga local para pouso do robô Curiosity que vai explorar Marte em 2012

A agência espacial americana, NASA, anunciou oficialmente nessa sexta-feira (22) que está definido o local para o pouso do robô Curiosity, encarregado de explorar o planeta Marte para descobrir se há traços de componentes que poderiam ou podem gerar vida parecida com a existente no planeta Terra. O local escolhido é uma cratera do planeta conhecida como Gale, a qual tem 150 quilômetros de diâmetro. Além disso, a NASA informa que o Curiosity deve ser lançado ainda nesse ano, mas só chegará em Marte em 2012.

De acordo com um dos cientistas da missão, John Grotzinger, o fato de ter uma montanha dentro da cratera é um diferencial para a escolha. “Nosso fascínio com Gale está no fato de ser uma enorme cratera posicionada em uma área de pouca altitude em Marte e sabemos que a água se move montanha abaixo. Em relação ao contorno vertical e as baixas altitudes, Gale oferece atributos similares ao Valles Marines, o cânion marciano que é o maior do sistema solar,” explica o cientista.

O tempo estabelecido para a duração da missão com o robô Curiosity foi planejado a partir dos padrões identificado em Marte, sendo que o período de um ano no planeta representam dois anos terrestres. Portanto, foi determinado que levará um ano marciano para estudar o que for encontrado em Marte com as ferramentas que serão levadas pelo Curiosity.

Com a aposentadoria dos ônibus espaciais da NASA, que tiveram seu programa por 30 anos, a agência defende que Marte é o novo foco dos seus trabalhos.