Publicado em: quarta-feira, 20/07/2011

NASA divulga imagens exclusivas do asteróide Vesta obtidas com a sonda Dawn

A agência americana NASA divulgou a primeira imagem com detalhes mais nítidos do asteróide gigante Vesta, depois que a sonda, conhecida como Dawn, da agência entrou na órbita do objeto espacial. A imagem só foi possível de ser obtida pela entrada na órbita, pois, até então, os outros retratos não conseguiam mostrar detalhes das características do Vesta. Especula-se que meteoritos encontrados na Terra tenham sido originados desse asteróide.

Pesquisador da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, Christopher Russell, explica a importância de investir nas pesquisas com o Vesta. “Estamos começando o estudo do objeto possivelmente mais antigo existente no Sistema Solar. Esta região do espaço tem sido ignorado por muito tempo. Até o momento, as imagens recebidas revelam uma superfície complexa, que parece ter preservado alguns dos primeiros eventos da história de Vesta”. A nave da NASA completou quatro anos de navegação no espaço.

Com as informações que já haviam sido obtidas antes da mais recente imagem sobre as características de Vesta, a NASA conseguiu delimitar o tamanho do asteróide na mesma proporção do estado do Arizona. Além disso, foi possível perceber que o Vesta tem estrutura seca e rochosa. Agora, a Dawn vai se aproximar cada vez mais da órbita de Vesta para conseguir mais imagens inéditas.

Para conseguir se alinhar com o trajeto percorrido pelo Vesta, a Dawn teve que manter a sua velocidade em 60 mph, sendo mais lenta do que a velocidade permitida na maioria das estradas do país americano. O trajeto percorrido pelo asteróide mostra o caminho em torno do Sol.