Publicado em: quarta-feira, 10/08/2011

NASA divulga descoberta de substâncias do DNA em meteoritos no espaço

A agência espacial americana, a Nasa, divulgou que seus pesquisadores encontraram provas de substâncias relacionadas ao DNA em meteoritos no espaço. Tais meteoritos foram criados no próprio espaço, ao contrário do que se imagina que teria acontecido uma contaminação da própria Terra. Ao contrário disso, os pesquisadores da NASA acreditam que pedaços prontos do espaço vieram parar na Terra por meio dos próprios meteoritos e cometas.

De acordo com um dos pesquisadores da NASA, Michael Callahan do Centro Espacial Goddard, afirmou que “componentes de DNA vêm sendo descobertos em meteoritos desde os anos 1960, mas pesquisadores tinham dúvidas se eles eram realmente criados no espaço ou se vinham por contaminação de vida terrestre. Pela primeira vez, temos provas nos dão a certeza de que estes compostos de DNA foram de fato criados no espaço.” O estudo anunciando a descoberta foi divulgado na segunda-feira (08) na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

A quantidade de meteoritos analisados pela NASA foi de 12 unidades, sendo que nessa última pesquisa foram descobertos nucleotídeos, os quais fazem parte da espiral do DNA. Estes são os responsáveis por informarem às células quais são as proteínas que devem ser produzidas. Além dos nucleotídeos, outras três moléculas foram identificadas, sendo que duas nunca foram registradas na biologia da Terra.

Agora, os pesquisadores acreditam que uma nova classe de meteoritos pode conter características básicas e essenciais para produzir o próprio código humano. Além disso, as bases encontradas com essa descoberta só poderiam ser produzidas por reações químicas em laboratório, o que garante que não houve contaminação.