sexta-feira, abril 19, 2024
HomeMundoNasa desenvolve mapa mais preciso sobre a superfície da Lua

Nasa desenvolve mapa mais preciso sobre a superfície da Lua

A agência espacial americana Nasa divulgou o mais preciso mapa já feito sobre a superfície da Lua. O mapa foi produzido com o uso de informações que foram enviadas pela nave Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO, ou Orbitador de Reconhecimento Lunar). A nave foi lançada em 2009.

As imagens divulgadas revelam depressões e elevações no território de quase toda a Lua. Cada pixel no mapa representa uma área praticamente igual a dois campos de futebol. Mark Robinson, cientista-chefe da câmera da LRO explica a importância dessas imagens.

“Nossa nova visão topográfica da Lua fornece os dados que os cientistas lunares esperavam desde a era das missões Apollo”, afirmou. Segundo ele, com o mapa é possível determinar graus de inclinação de todos os terrenos geológicos da Lua. Isso tudo, em uma escala de 100 m, além de permitir determinar como a crosta lunar foi formada.

Também será possível entender melhor a mecânica das crateras geradas por impactos e planejar melhor as futuras missões à Lua. Foram usados dois instrumentos para produzir o mapa: uma câmera com lente grande-angular e um altímetro a laser.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias