sábado, abril 20, 2024
HomeMundoNasa descobre planeta com dois sóis

Nasa descobre planeta com dois sóis

O telescópio espacial Kepler, da agencia espacial americana, Nasa, descobriu um planeta que possui dois sóis, de acordo com estudos divulgados pela revista “Science” na quinta-feira. O planeta foi chamado Kepler-16b, e os sóis estão há aproximadamente 200 anos luz de distância do planeta Terra.

Esta descoberta relaciona-se ao filme Guerra nas Estrelas, pois o personagem principal, Luke Skywalker, cresce em Tatooine, um planeta com dois sóis. Porém, o clima em Kepler-16b não se assemelha com o planeta do filme, que era um ensolarado deserto. É um lugar frio, e as temperaturas chegam a -100ºC. Astrônomos dizem que é praticamente impossível abrigar vida.

De acordo com um dos responsáveis pela descoberta, o astrônomo Josh Carter, este é o primeiro exemplo de existência confirmada com sistema binário. Ele afirma, em comunicado, que o sistema solar é somente um dos diversos exemplos da variedade de sistemas que a natureza pode desenvolver.

A missão Kepler, lançada em 2010, tem como princípio encontrar sistemas planetários fora do sistema solar, principalmente aqueles que possam abrigar e tenham condições de vida. Já foram detectados pelo projeto sistemas inteiros e vários novos planetas.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias