Publicado em: quarta-feira, 28/09/2011

Nasa confirma queda de satélite e indica localização da área atingida

A agência espacial norte-americana Nasa confirmou oficialmente nesta terça-feira (27) que o satélite Uars caiu na Terra no último sábado (24). De acordo com as novas informações da agência, o satélite, agora considerado lixo espacial, caiu dentro do Oceano Pacífico. As coordenadas para a localização exata do satélite mostra que a região da reentrada foi registrada na latitude 14,1º sul e na longitude 170,2º oeste. Isso mostra que o satélite caiu perto da Samoa Americana.

Até o momento, a Nasa não tem informações sobre a visibilidade de destroços na região. Segundo o cientista-chefe da Nasa para escombros orbitais, Nick Johnson, “não era uma reentrada fácil de prever por causa das forças naturais agindo sobre o satélite à medida que sua órbita decaía”. A Nasa também informou que o satélite tinha medidas semelhantes às de um ônibus, com três metros de largura e dez de comprimento.

Quando a previsão da queda foi feita, a agência espacial já havia informado que a maior parte do satélite se desintegraria no momento em que entrasse na atmosfera terrestre. Porém, a Nasa também havia declarado que ao menos 26 peças do dispositivo tinham condições de sobreviverem ao impacto, sendo que o peso total destas chega a 550kg.

O satélite foi lançado ao espaço em 1991 e parou de funcionar no ano de 2005. O dispositivo foi responsável por estudar a composição química da atmosfera e ajudou a determinar a quantidade de luz que a Terra recebe do Sol. A Nasa divulgou um informativo declarando que as peças encontradas são de propriedade do governo norte-americano e devem ser devolvidas.