sexta-feira, abril 19, 2024
HomeTecnologiaNasa confirma existência de planeta parecido com a Terra

Nasa confirma existência de planeta parecido com a Terra

A agência espacial norte-americana (NASA) confirmou na segunda-feira (5) a descoberta de um planeta na região de uma estrela parecida com o Sol que poderia ser habitável, pois a quantidade de calor emitida permitiria a existência de água na superfície. A descoberta foi feita pelo observatório espacial Kepler e a região onde o planeta foi encontrado é conhecida como Kepler-22. Ainda não há informações sobre a composição do planeta, que pode ser rochoso, como a Terra, ou gasoso, como Júpiter.

De acordo com o chefe da missão Kepler na Nasa, Douglas Hudgins, “este é um marco na busca por uma nova Terra”. Entre todos os 54 planetas candidatos a habitáveis, este é o primeiro a ser confirmado pela agência espacial. O planeta é conhecido como Kepler-22b e tem 2,5 vezes o tamanho da Terra. Dados encontrados mostram que seu ano teria duração de 290 dias e a temperatura média seria em torno dos 22 graus.

Segundo o diretor do instituto Seti (busca por inteligência artificial, na sigla em inglês) sobre a existência de água líquida, “assim que encontremos algo diferente, separado, um exemplo independente de vida em outro lugar, vamos saber que isso (vida) é onipresente no universo”. Por ter água no Kepler-22b, a probabilidade de ter formas de vida é maior.

Por existirem outros planetas considerados potencialmente habitáveis, a Nasa pode vir a fazer novos anúncios de descobertas iguais a essa. A agência busca por planetas que sejam parecidos com a Terra. Ainda existem outros planetas não explorados que podem ser potencialmente habitáveis.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias