sexta-feira, abril 19, 2024
HomeMundoNASA anuncia lançamento de veículo espacial que vai analisar solo de Marte

NASA anuncia lançamento de veículo espacial que vai analisar solo de Marte

A agência espacial norte-americana (NASA) anunciou que está preparando a viagem da maior e mais cara exploração com um veículo espacial em Marte, que deve ser lançado no final de novembro para descobrir resquícios de vida passada no planeta vermelho. O nome formal do veículo é Curiosity e foi construído com alta tecnologia, cujo custo gira em torno de 2,5 bilhões de dólares. Isso inclui câmeras de vídeo e ferramentas que devem analisar substâncias do solo.

Por enquanto, o agendamento prevê que o Curiosity seja lançado em 25 de novembro às 15H21 GMT (13H21 Brasília), da base da Força Aérea em Cabo Cañaveral, Flórida. O veículo espacial tem 899 quilos. Esta é a sonda planejada para explorar a cratera Gale, localizada na região sul do planeta vermelho. Um dos motivos para terem escolhido a Galé é a variedade de solos e as características do relevo, pois permite que o veículo se locomova pela superfície.

De acordo com o encarregado do projeto Laboratório de Ciência sobre Marte (MSL, sigla em inglês), Ashwin Vasavada, “este é o sonho de todo cientista especializado em Marte. O objetivo desta missão é buscar espaços habitáveis em Marte”. Ao mesmo tempo em que procurará por indícios de vida passada, a sonda também poderá mostrar se há condições de vida humana futura em Marte.

A previsão de vida útil do veículo é de dois anos, mas, assim como já aconteceu com outros equipamentos passados, a NASA espera que o Curiosity seja de utilidade por muito mais tempo.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias