sexta-feira, abril 19, 2024
HomeMundoNASA anuncia descobrimento da quarta lua de Plutão

NASA anuncia descobrimento da quarta lua de Plutão

Agência espacial americana, a NASA anunciou nessa quarta-feira (20) que conseguiram identificar mais uma lua do planeta Plutão, que agora conta com quatro orbitando na sua região. A primeira imagem da lua foi obtida no dia 28 de junho, mas, no primeiro momento, cientistas acreditavam que fosse um anel de Plutão, do mesmo tipo que se apresenta em Saturno. A nova lua foi batizada como P4 e tem o tamanho estimado entre 13 e 34 quilômetros, sendo a menor do planeta.

O telescópio Hubble foi o responsável por identificar a primeira imagem da lua no espaço. Integrante do programa de observação do Hubble, Mark Showalter afirmou “acho impressionante que as câmeras do Hubble tenham nos permitido ver um objeto tão minúsculo de forma tão clara a uma distância de mais de 5 bilhões de quilômetros.” O nome usado para se referir à lua é apenas temporário até identificarem outra nomenclatura adequada.

As outras luas de Plutão são chamadas de Caronte, Nix e Hydra. A primeira é a maior de todas e também a primeira a ser identificada, mas foi encontrada pelo Observatório Naval dos EUA, ainda em 1978. As outras duas também foram visualizadas pelo Hubble, mas somente em 2005. A nova lua foi encontrada entre as órbitas de Nix e Hydra.

Recentemente, o Plutão foi rebaixado da categoria de planeta, sendo que agora ele é considerado um planeta anão. A NASA vem realizando diversas pesquisas para estudar esse planeta, sendo que uma missão deve chegar ao planeta até 2015.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias