Publicado em: sábado, 23/07/2011

NASA anuncia começo das pesquisas em Marte e define local para pouso no planeta

Com o encerramento do programa dos ônibus espaciais, o qual teve duração de 30 anos, a NASA anunciou nessa sexta-feira que vai investir na exploração de sinais de vida em uma cratera do planeta Marte. A agência procura saber se o planeta tem condições, ou se já teve algum dia, para sustentar seres vivos na sua superfície. O anúncio foi feito um dia depois da chegada do Atlântis, o que chamou atenção por o seu trabalho estar em evidência.

De acordo com o cientista-chefe da Nasa, Waleed Abdalati, “muita atenção foi dada ao fato que terminou ontem com o pouso do ônibus espacial, marcando realmente uma virada de página para um novo capítulo na exploração humana do espaço. As coisas mudam, as coisas evoluem, mas o que continua constante é a ânsia por explorar, por chegar além de onde estamos e entender nossos arredores e nosso lugar nele.”

A exploração em Marte será feita por meio de um jipe batizado de Laboratório de Ciências de Marte. Carinhosamente, o jipe é conhecido como Curiosity, o que já mostra o caráter das missões que vão acontecer com o seu auxílio. No seu interior, o Laboratório está equipado com instrumentos de análise e instrumentos científicos, os quais vão permitir estudar o que for encontrado em Marte.

O local escolhido para realizar o pouso foi a cratera de Marte batizada como Gale. Por conta de características da composição de materiais encontrados na sua superfície, esta é a mais adequada para dar início a esse tipo de exploração.

p1