sábado, abril 27, 2024
HomeMundoNASA adia para sábado o lançamento do Curiosity a Marte

NASA adia para sábado o lançamento do Curiosity a Marte

A agência espacial norte-americana (NASA) adiou em um dia o lançamento do robô Curiosity, cuja missão é explorar Marte, para o próximo sábado (26). A agência percebeu uma falha em uma das baterias e precisou desse tempo extra para conseguir fazer a troca com sucesso. A nova “janela de oportunidade” para o lançamento do robô vai estar aberta às 13h02 do sábado escolhido. A decolagem estava inicialmente prevista para a próxima sexta-feira (25).

A missão deve conseguir comprovar se em algum momento da existência do Planeta Vermelho já existiram as condições necessárias para o desenvolvimento de vida. Ao mesmo tempo em que o Curiosity é considerado o veículo mais avançado para esse tipo de exploração em Marte, o seu objetivo não é determinar se existe ou se já existiu alguma forma de vida no planeta. As informações recolhidas pelo robô vão mostrar se existem as condições para a formação de vida.

O lançamento no próximo sábado deve garantir que o robô chegue ao seu destino em agosto de 2012. Essa primeira missão tem prazo estabelecido para durar dois anos terrestres. O local escolhido para a investigação é a cratera Gale, com cinco quilômetros de profundidade.

De acordo com a NASA, “a parte da cratera onde o Curiosity vai pousar tem um depósito provavelmente formado por sedimentos que vieram com a água. As camadas na base da montanha contêm argila e sulfatos, e os dois sabidamente se formam na água”. O Curiosity está acoplado ao foguete Atlas V no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias