Publicado em: sexta-feira, 28/03/2014

Na Holanda, mulher tem crânio substituído por prótese feita em impressora 3D

Na Holanda, mulher tem crânio substituído por prótese feita em impressora 3DConforme passam os meses, o uso da impressora 3D se torna mais impressionante. Se um fuzil completo e funcional já foi desenvolvido por militares, e uma membrana para proteger o coração de ataques cardíacos está em testes, agora foi a vez de um hospital da Holanda fazer sua arte. Uma mulher teve a parte superior do crânio realizada, e a ossada foi substituída por uma prótese plástica feita na quase ilimitada impressora.

A mulher que passou pelo procedimento tem 22 anos, e era um dos raros registros de uma doença que engrossava o crânio de maneira desproporcional. O dela já tinha espessura de 5 centímetros, contra os naturais 1,5 centímetros humanos. O procedimento cirúrgico durou 23 horas.

Outras partes do crânio de seres humanos já haviam sido substituídas por próteses produzidas com impressoras 3D, mas esta é a primeira intervenção que troca quase toda a caixa craniana. Foi optado por este tipo de procedimento pela precisão apresentada no desenvolvimento de próteses com a impressora.

Com isso, a reconstrução do crânio da jovem foi 100% precisa, uma vez que a nova peça tinha as medidas exatas da ossada original, segundo o médico Bon Verweij, responsável por comandar o procedimento cirúrgico, De acordo com ele, esteticamente o crânio novo é imperceptível, e pelas medidas precisas, a recuperação cerebral é muito facilitada.

Precaução

A cirurgia aconteceu há aproximadamente três meses. Porém, por questões de cautela, o hospital aguardou a recuperação completa da paciente, para checar se haveria rejeição ou problemas na recuperação do cérebro. O anúncio foi feito agora, após a confirmação do sucesso do procedimento.

O hospital, que não divulgou a identidade da paciente por questões de privacidade, afirmou que ela já voltou a desempenhar as tarefas do dia a dia, inclusive ir ao trabalho, normalmente. Nenhuma sequela foi identificada e, visualmente, o procedimento não pode ser percebido.