Publicado em: terça-feira, 18/03/2014

Na Copa em SP e no PR, assistir ao jogo está valendo, mas postar hashtag nem pensar

Na Copa em SP e no PR, assistir ao jogo está valendo, mas postar hashtag nem pensarE não se trata de uma restrição imposta pela Fifa, CBF ou pelos times proprietários dos estádios, é apenas mais um reflexo da lentidão nas obras do Itaquerão e da Arena da Baixada. A instalação dos equipamentos que reforçam o sinal dos telefones dentro dos estádios e reduzem os efeitos de isolamento por conta das estruturas metálicas na cobertura não deve ficar pronta a tempo dos jogos.

O anúncio foi feito nesta segunda-feira (17) pelo diretor-executivo do SindiTeleBrasil, que representa as empresas de telefonia, Eduardo Levy. Isso pode não significar a ausência completa do sinal, mas pode gerar instabilidade de área, falhas em chamadas e no acesso à internet móvel.

Uma nota do SindiTeleBrasil informou que o acordo com Corinthians e Atlético-PR, donos dos dois estádios, foi fechado para a instalação da “cobertura indoor”, como é chamada a tecnologia de ampliação dos sinais de telefonia. Estes eram os únicos palcos de jogos da Copa que ainda não haviam firmado o acordo, o que atrasou o andamento dos trabalhos de instalação e deixou pouco prazo para o processo.

Missão impossível

A partir de agora, as companhias de telefonia celular terão menos de 100 dias para implantação as centenas de equipamentos necessários e a rede de cabos de fibra óptica. O prazo médio para a realização da obra, em condições normais, é de cerca de 150 dias. Com tempo hábil, cada arena teria a instalação de aproximadamente 300 pequenas antenas para reforçar o sinal dos telefones.

Já nos estádios de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador, que já estão quase 100% concluídos, o sistema já recebe os ajustes finais, e tem funcionado dentro das expectativas do SindiTeleBrasil. Nos campos de Cuiabá, Manaus, Natal e Porto Alegre, as obras tiveram atraso e foram iniciadas no final do ano passado, mas devem ficar prontas até a Copa.