Publicado em: quarta-feira, 14/09/2011

Mulher do ministro do Turismo usa servidor público como motorista particular

A edição desta quarta-feira (14) da Folha de S. Paulo mostra que a mulher do ministro do Turismo, Pedro Novais, usa um funcionário da Câmara dos Deputados como seu motorista particular, atividade que acontece irregularmente. O servidor público, Adão dos Santos Pereira, fica à disposição durante todo o dia e a noite da mulher do ministro, Maria Helena de Melo, funcionária pública aposentada. O jornal diário publicou fotos mostrando o servidor público dirigindo Maria Helena a lojas em Brasília.

De acordo com a reportagem publicada, Pereira foi contratado pelo deputado Francisco Escórcio (PMDB-MA) para trabalhar em seu gabinete. Porém, ontem Pereira foi exonerado do seu seu cargo depois que Escórcio tomou conhecimento da reportagem então em andamento preparada pela Folha de S. Paulo. De acordo com fontes ouvidas pelo jornal, Pereira nunca trabalhou no gabinete do deputado que o contratou. O ministro não quis se pronunciar a respeito da situação envolvendo sua mulher.

A nota oficial divulgada com o comunicado do ministro confirma que Pereira foi também motorista de Novais enquanto ele ainda trabalhava na Câmara até dezembro do ano passado. Desde então, Novais ocupada o cargo no Ministério. A nota também confirma que o carro usado para a mulher do ministro é o mesmo que Novais usava e que o automóvel é alugado.

Na última terça-feira (12), o jornal também mostrou que o ministro pagou por sete anos o salário da governanta particular com dinheiro da Câmara. A funcionária Doralice Bento de Sousa recebia oficialmente como secretária parlamentar, mas exercia suas funções no apartamento do ministro.