Publicado em: quinta-feira, 19/06/2014

Mulher canta durante cirurgia para que suas cordas vocais fossem poupadas

Mulher canta durante cirurgia para que suas cordas vocais fossem poupadasUma cantora francesa, Alama Kante, precisou cantar durante uma cirurgia que fez para retirar um tumor de sua garganta, afim de evitar que suas cordas vocais sofressem algum dano. O procedimento realizado é inédito, Kante precisou tomar somente uma anestesia local e logo foi hipnotizada para que suas dores fossem amenizadas durante a cirurgia.

De acordo com o médico que foi responsável pela operação, Giles Dhonneur, essa foi a primeira vez em que um tumor foi removido utilizando essa técnica que geralmente é feita com anestesia geral. Todo esse procedimento foi realizado em abril, mas só foi divulgado na imprensa nesse último final de semana, quando foi exibido um vídeo de Kante cantando enquanto ele realizava os procedimentos da operação.

A cantora mora na França mas nasceu em Guiné, e descobriu que tinha um tumor na glândula paratireoide. Kante conta que seu maior medo era perder sua voz. O médico responsável já havia avisado à ela que um erro que cometesse, por menor que fosse, poderia comprometer e fazer ela perder a voz.

Hipnotismo

Dhonneur afirma que o fato de ela estar cantando enquanto ele mexia em pontos delicados, pode ter a certeza que a cirurgia estava correndo como o esperado. Completa ainda afirmando ao jornal francês Le Figaro, que a dor de uma operação assim é intolerável se você já está acordado. Somente a sinopse pode fazer com que a pessoa suporte isso. Quando o hipnotizador foi chamado para iniciar o procedimento, ela entrou em transe apenas o escutando, viajando mentalmente para África e cantando. “Foi incrível”, relata empolgado.

Segundo informações do jornal britânico “The Times” a cantora já se recuperou. Ela que também estava na conferência, disse que haviam perguntado antes da cirurgia se ela queria viajar. “Eu me deixei guiar. É como se eu não estivesse na sala de cirurgia. Eu estava longe, no Senegal”, destacou. O médico disse que Kante ficou quieta no final da operação e todos ao seu redor prenderam a respiração, foi então que para tranquilidade da equipe, ela voltou a falar.