Publicado em: sábado, 05/04/2014

Mudanças prometem melhorar cursos de medicina no Brasil

Mudanças prometem melhorar cursos de medicina no BrasilForam aprovadas na última sexta feira, na Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação (CNE), as novas diretrizes para o currículo dos cursos de medicina no Brasil. A principal novidade é a obrigatoriedade de estágio no Sistema Único de Saúde (SUS), equivalente a pelo menos 30% do período exigido pelo curso.

O documento ainda precisa ser analisado e homologado pelo ministro da Educação, Henrique Paim, para então passar a valer de forma oficial. Ele ainda inclui avaliações bienais obrigatórias dos estudantes de medicina, com as quais será estipulada a classificação para programas de residência médica. A aplicação do exame ficará a cargo do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Entidades representantes dos cursos e dos alunos de medicina, além dos profissionais da área, debateram o projeto no dia 26 de fevereiro juntamente com representantes das instituições de ensino e dos ministérios da Educação e da Saúde, em audiência pública. Todos aguardam que o Ministério da Educação (MEC) aprove o conteúdo com agilidade.

O programa Mais Médicos influenciou diretamente nas novas alterações, incluindo o aumento nas vagas de residência médica. Com a proposta recém-formulada, haverá o mesmo tanto de vagas em residência quanto o número de egressos dos cursos de medicina no ano anterior. A medida deve ser aplicada integralmente até o final de 2018. Outra definição é a duração do curso de medicina, que ficou em seis anos, dois a menos do que pretendia o Governo Federal.

Quando for publicada a nova resolução, inicia-se um prazo de um ano para que os cursos de medicina apliquem as determinações aos cursos que forem abertos após a mesma data. Já aqueles estudantes que cursavam medicina antes da implantação do novo formato proposto terão opção de escolher entre concluir o curso como prevê o projeto, ou manter o currículo como estava no início dos estudos.