Publicado em: sexta-feira, 04/05/2012

Mudanças na poupança começam a valer hoje

As cadernetas de poupanças passam a ter novas regras a partir de sexta-feira (4). As mudanças valem tanto para a abertura de novas poupanças, como para novos depósitos feitos a partir de hoje. As poupanças antigas seguem com os rendimentos sendo calculados da forma antiga.

A partir de agora, as novas cadernetas de poupanças criadas no país e os novos depósitos feitos pelos poupadores terão todos os rendimentos calculados de acordo com a taxa Selic, taxa básica do Banco Central do Brasil. Os cálculos serão feitos com base em 70% desta taxa, mais a Taxa Referencial, conhecida como TR.

Em reunião realizada nesta quinta-feira (3) com empresários, a presidente Dilma Rousseff afirmou não ter medo de perder sua popularidade por ter alterado a forma mais convencional de investimento no Brasil. De acordo com ela, essa mudança precisava ser feita para o bem da economia brasileira e foi para isso que ela foi eleita como presidente do país.

Na ocasião, Dilma Rousseff foi enfática ao dizer que o país precisa vencer três obstáculos para que o Brasil possa continuar se desenvolvendo nos próximos anos. São eles a redução dos juros, a valorização do câmbio e a carga tributária do país.